sexta-feira, 2 de abril de 2010

João do Vale

João do Vale é o cara, curto e grosso. São tantos os motivos para falar bem de João que prefiro deixar sua apresentação para os outros [1, 2 e 3] e ir direto para sua música.

Aliás, suas músicas nem sempre são ouvidas como suas porque elas foram gravadas na maioria das vezes por outras pessoas. O acervo próprio de João tem apenas 3 discos: o LP O poeta do povo (1965), o compacto-duplo João do Vale (1967) e o LP João do Vale convida (1981). Todos os outros registros da sua voz rouca fazem parte de coletâneas, shows, entrevistas e participações que João fez em aproximadamente 20 anos de carreira.

Obviamente, quanto menos conhecido for o compositor - ainda mais se for preto, pobre, nordestino e semi-analfabeto - mais as editoras e gravadoras se lixam para o seu trabalho.

Isso explica a razão por que, com centenas de composições e gravado pelos principais nomes da nossa música popular, o registro de suas músicas encontra-se disperso e não raras vezes em editoras desconhecidas. Sem citar, ainda, o número de músicas vendidas sob os mais diferentes pretextos. (Marcio Paschoal)

Sendo assim, o projeto 1 Milhão de Downloads traz um pouco da música perdida de João do Vale, entre discos próprios e aparições que fez ao lado de outros pobres caboclos. Se você tem alguma música e/ou gravação de João que não se encontra por aqui, por favor, envie um e-mail para 1milhaodedownloads@gmail.com.

Clique aqui ou nas pastas abaixo para acessar os arquivos.

* Obrigado Telma.


Aproveite o embalo e assista o documentário Muita gente desconhece (2005):



3 comentários:

  1. O link http://www.4shared.com/dir/35624985/c8585af7/Joo_do_Vale.html está ruim...

    *não é reclamando, apenas ajudando o site que já é maravilhoso!!! =D

    ResponderExcluir
  2. Ah João, você cumpre exatamente a letra do nosso hino, Salve A Pátria, Pátria Amada, Maranhão, Maranhão berço de heróis...

    ResponderExcluir
  3. Pena que muitos jovens não conhecem a biografia desse herói maranhense. E pior se vierem a conhecer não vão gostar. É uma pena.

    ResponderExcluir