sábado, 18 de julho de 2009

Jackson do Pandeiro

Jackson do Pandeiro, sua majestade, o rei do ritmo. A obra de Jackson representa a comunhão das duas formas mais populares da música brasileira: o forró e o samba.

José Gomes Filho gravou em nada menos que 137 discos entre 1953 e 1981. São 78 RPM, compactos e long plays que contam uma história de pobreza, migração, parcerias, sucesso e exageros. Sua discografia autoral tem cerca de 30 LPs.

Mesmo assim, as gravadoras recentes nunca se interessaram por Jackson do Pandeiro. Segundo Fernando Moura, seu biógrafo,

"inexplicavelmente, de 84 músicas inéditas despejadas nas vitrolas desse tempo [em três anos, de 1963 a 1965], apenas uma meia dúzia de canções vararam as décadas chegaram aos CDs modernos. O restante manteve-se praticamente desconhecido." (p288)

O projeto 1 Milhão de Downloads resgata nada menos que 31 discos de Jackson do Pandeiro. Caso você tenha um ou mais LPs diferentes desses que trazemos hoje, mande-nos um e-mail e contribua com o nosso projeto. Clique aqui ou nas pastas abaixo e divirta-se.

* obrigado Marcelo e Lucas.

4 comentários:

  1. ow, tem como zipa os arquivos do JACKSON DO PANDEIRO e disponibilizar em um site? estou precisando dessas musicas... e pra grava e dar de presente para uma amigo!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi rshimok,

    não tem jeito meu amigo. O projeto 1 Milhão de Downloads trabalha apenas com varejo.

    Mesmo assim, você pode baixar todas as músicas que quiser. Nem o 4shared nem o Mediafire impedem o download múltiplo e simultâneo.

    Espero que você e seu amigo gostem!

    []s
    Seu Malaquias

    ResponderExcluir
  3. ok!


    ow, no 1966 - O cabra da peste

    tá faltando a faixa 11

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Hmmm que legal hein Robbin Hood.... Tirando o arte da mão das grandes corporações!!! E a família do Jackson do Pandeiro, tens uma conta ai pra gente mandar doações pra eles ou ... vamos tomar a grana deles tbm?!

    ResponderExcluir